MENSAGENS


Orao, o segredo para a conquista

Ministrao para clula

Porque eu bem sei os pensamentos que eu tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e no de mal, para vos dar a fim que esperais. Ento me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso corao. Serei achado de vs, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as naes, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei (Jr 29.11-14)

INTRODUO A orao, quando feita com convico que Deus ouve; quando feita por quem Deus ouve; quando feita com a motivao correta no corao, o segredo para a conquista de todas as vitrias que precisamos alcanar. Os nossos maiores prejuzos acontecem quando no oramos sem f, ou quando oramos com a motivao errada no corao. Mas verdade Deus est atento s nossas oraes.

1 . No texto lido podemos observar quatro expresses usadas por Deus, enquanto falava ao povo de Jud, quando no cativeiro babilnico.

. ...bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, pensamento de paz, e no de mal

. Ento me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei

. Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso corao

. Serei achado de vs, diz o Senhor.

2 . O povo de Jud estava no cativeiro babilnico por causa das suas transgresses, e por no dar ouvidos ao que os profetas de Deus diziam. Mas ainda assim o Senhor Deus diz que tem pensamentos de paz e no de mal para com eles.

. Em seguida Deus diz que eles O invocaro, e Ele os ouvir.

. O Senhor promete faze-los voltar do cativeiro, no devido tempo, para a sua terra.

3 . A frase mais forte, mais contundente, quando Deus diz:

Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso corao

4 . A forma de buscar a Deus determinante para o crente ser ouvido e respondido por Deus.

. preciso confiar de fato no Senhor, porque sem f impossvel agradar a Deus. Ora, sem f impossvel agradar-lhe; porque necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que galardoador dos que o buscam(Hebreus 11:6).

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o far (Salmos 37:5).

. Depois que o Senhor promete, se o crente no O contrariar com atitudes erradas. Nada enem ningum poder impedir as respostas de Deus s nossas oraes; porque o Senhor vela sobre a sua Palavra para cumpri-la. (Jeremias 1:12) - E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

. Quando Deus empenha a sua Palavra, Ele honra a sua Palavra, por causa do seu carter, do seu nome e da sua fidelidade.

5 . O que seria orar a Deus de todo corao?

. Corao inteiramente voltado para Deus; corao que no se divide com nada. (Joo 11:41,42) - Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graas te dou, por me haveres ouvido.

Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multido que est em redor, para que creiam que tu me enviaste.

. Corao limpo das coisas que Deus abomina.

. Corao cheio de confiana no Senhor; cheio de bons propsitos de servir a Deus.

6 . Um excelente exemplo de orao de todo o corao, o de Ana, a esposa de Elcana.

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.

E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exrcitos! Se benignamente atentares para a aflio da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva no te esqueceres, mas tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabea no passar navalha (I Samuel 1:10,11)

E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram sua casa, em Ram, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela.

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR (I Samuel 1:19,20)

. Deus aboliu o oprbrio de Ana, fazendo-a frtil, com o nascimento de Samuel.

Abenoou, pois, o Senhor a Ana, e ela concebeu e teve trs filhos e duas filhas.(I Sm 1.21)

. Deus sempre faz infinitamente mais que o crente fiel pede a Ele.Ora, quele que poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera . (Efsios 3:20)

7 .Salomo pediu sabedoria a Deus, e Deus lhe deu sabedoria acima de todas as suas expectativas, e deu-lhes riquezas e glrias, que ele no pediu.

. Leiamos (I Reis 3:3-15) E Salomo amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.

E foi o rei a Gibeom para l sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomo naquele altar.

E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomo de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te d.

E disse Salomo: De grande beneficncia usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como tambm ele andou contigo em verdade, e em justia, e em retido de corao, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficncia, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se v neste dia.

Agora, pois, SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; no sei como sair, nem como entrar.

E teu servo est no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multido.

A teu servo, pois, d um corao entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu to grande povo?

E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomo pedisse isso.

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e no pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que justo;

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um corao to sbio e entendido, que antes de ti igual no houve, e depois de ti igual no se levantar.

E tambm at o que no pediste te dei, assim riquezas como glria; de modo que no haver igual entre os reis, por todos os teus dias.

E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, tambm prolongarei os teus dias.

E acordou Salomo, e eis que era sonho. E indo a Jerusalm, ps-se perante a arca da aliana do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifcios pacficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

Vejamos ainda (I Reis 4:29-34) E deu Deus a Salomo sabedoria, e muitssimo entendimento, e largueza de corao, como a areia que est na praia do mar.

E era a sabedoria de Salomo maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egpcios.

E era ele ainda mais sbio do que todos os homens, e do que Et, ezrata, e Hem, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as naes em redor.

E disse trs mil provrbios, e foram os seus cnticos mil e cinco.

Tambm falou das rvores, desde o cedro que est no Lbano at ao hissopo que nasce na parede; tambm falou dos animais e das aves, e dos rpteis e dos peixes.

E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomo, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

. Salomo foi extremamente humilde. Ele reconheceu sua pequenez e disse:

...no passo de uma criana, no sei conduzir-me. Teu servo est no meio do teu povo que elegeste, povo grande, to numeroso, que se no pode contar. D, pois, ao teu servo corao compreensivo para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?(3.7-9). Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomo pedido tal coisa(v10).

8 . Quando ns achamos que podemos ou que sabemos fazer as coisas, na obra de Deus, quase nem oramos para pedir sabedoria a Deus. E isto um srio problema na vida de um crente, e muito mais na vida de um lder na Casa de Deus.

9 . Deusno aceita que as coisas dEle sejam resolvidas sem a Sua expressa orientao.

10 . Davi foi considerado por Deus: O homem segundo o meu corao(Atos 13:22) - E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual tambm deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jess, homem conforme o meu corao, que executar toda a minha vontade. Porque Davi no fazia nada sem antes consultar o Senhor. S para exemplificar: E SUCEDEU depois disto que Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Jud? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E falou Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom. (II Samuel 2:1)

11 . Todos ns sabemos o quanto Deus honrou a Davi, mesmo depois de ele haver pecado contra Deus. Davi ainda hoje honrado pelo povo judeu como o grande rei.

Ap. Luiz Pereira Lima

Mensagens Anteriores