MENSAGENS


IMPULSIONADOS PELO ESPRITO PARA SERVIR AO SENHOR COM AMOR E PRUDNCIA

Mensagem para clulas 25/09/2013

  O Esprito que Deus nos deu no nos torna medrosos; pelo contrrio o Esprito enche-nos de poder e de amor e nos torna prudentes. (2 Tm 1.7)

 No existe privilgio maior que fazer parte da igreja de Cristo aqui na terra. Principalmente quando essa igreja segui os princpios ensinados pelo mestre Jesus, sendo uma igreja ativa em todos os aspectos da sociedade, ou seja, ela evangeliza; faz obra social, interagindo com todos os segmentos da sociedade; trata do carter do individuo, reeducando-o para servir a Deus e a sociedade. Ela exerce os dons sobrenaturais de Deus, promovendo cura no corpo e na alma do individuo; exerce libertao espiritual; exerce renovao etc.
  No entanto, devemos entender que a ao da igreja no um impulso natural, e sim, espiritual. O prprio Senhor Jesus nos disse: - Sem mim vocs no podem fazer nada (Jo 15.5). O Ap. Paulo escreveu: ...O Espirito enche-nos de poder e de amor e nos torna prudentes.(2 Tm 1.7) Ou seja, a ao do Espirito de Deus manifestado atravs do poder, do amor e da prudncia de Deus na Igreja, que a impulsiona a fazer o reino de Deus crescer aqui na terra.
Com base nestes princpios, ou seja poder, amor e prudncia analisaremos a ao da igreja aqui na terra.

I PODER NO ESPRITO SANTO OUSADIA INTERIOR PARA FAZER A OBRA DE DEUS

1 Impulso constante para funcionar, principio universal.
Todas as maquinas para funcionar precisam de um impulso constante, ou seja, um combustvel. Algumas so impulsionadas com gua, como o caso das turbinas que geram energia eltrica. Outras com energia geotrmica (vapor), como o caso das usinas de acar. Outras com etanol (lcool), gasolina, leo diesel e agora eletricidade, como o caso dos automveis. Outras com energia eltrica, como o caso dos eletrodomsticos etc.
  Por sua vez, os seres vivos precisam de vitaminas protenas e sais minerais que so extrados dos alimentos ingeridos. Porm todos precisam de um impulso constante.

2 A igreja tambm precisa de um impulso para realizar a obra do Messias na terra
Na igreja de Cristo no diferente. Para fazermos a obra de Deus precisamos de um impulso constante. Paulo categrico em afirma que esse impulso vem atravs do Espirito Santo de Deus que nos enche de poder. Mas, o que realmente significa poder?
  Como o nosso novo testamento foi escrito no grego e a lngua portuguesa tem um lxico gramatical muito mais rico, precisamos votar as razes gregas para entendermos o que Paulo quis dizer.
  Na lngua grega poder dunamis que significa poder que gera ao ou impulso constante. Em outras palavras, poder que gera dinmica. Jesus disse que receberamos esse impulso constante e faramos a sua obra aqui na terra. (At 1.8). Essa promessa se cumpriu no Dia de Pentecoste (At 2.1-5). O Espirito Santo desceu sobre a igreja e passou a habitar em cada um de ns, gerando o impulso constante em nossas vidas, ou seja, a ousadia interior para fazermos a obra de Deus.

3 Precisamos ter cuidado para no frear o impulso do Espirito Santo.
Mais alguns ho de perguntar. Por que muitos no se empenham em fazer obra de Deus? Por trs razes:
  Razo n 1 A minha vontade precisa se submeter vontade de Deus Muitos receberam o impulso do Espirito e o sufocaram. O poder do Espirito Santo s permanece quando estamos prontos para fazer a obra de Deus. Jesus disse: - Mas, recebereis poder ao descer sobre vos o Espirito Santo e ser-me-eis testemunhas (At 1.8). A condio para a permanncia do impulso consiste do Espirito Santo seria continuar sendo testemunha. Se eu no quero servir ao Senhor na sua obra o impulso do Espirito desaparecer da minha vida e eu serei um mero expectador.
  Razo n 2 Busc-lo constantemente O Profeta Isaias disse: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto esta perto. Se buscarmos ao Senhor ele sempre estar perto para nos encher com o seu impulso renovador e certamente estaremos prontos para fazer a sua obra.
  Razo n 3 O meu pecado elimina o impulso constante do Espirito Santo Aplicando o principio acima citado, se uma mquina estiver quebrada, ainda que haja um impulso, ela no funcionar. O pecado algo que nos quebra espiritualmente falando.
  Com base nesse principio, o problema no esta em Deus, e sim, em ns. Pois se a semente do pecado estiver em nossas vidas, o impulso constante do Espirito Santo desaparecera, nos tornando medrosos e covardes.
  Todavia, se o impulso glorioso do Espirito Santo encontrar santidade em ns, nada nos deter de avanarmos no reino, e certamente alcanaremos uma grande colheita de almas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
II AMOR VERDADEIRO, AMOR NO NVEL DE DEUS
1 O amor de Deus nos mantm vivo em sua presena
A maior virtude que um homem pode alcanar amar no nvel de Deus. Pois assim como o poder impulsiona, ou seja, movimenta, sendo necessrio que haja manuteno para bom funcionamento da maquina, o amor de Deus que d manuteno a nossa mquina espiritual, ou seja, as nossas vidas, mantendo-nos em sua presena viva.
Os dois maiores mandamentos do Senhor envolvem o amor: Amaras o Senhor teu Deus de toda a tua alma, de todo o teu entendimento, de todo o teu ser. Amaras o teu prximo como a ti mesmo.

2 Tipos de amor
Se o amor que mantem a nossa vida espiritual e o nosso chamado, precisamos entender melhor o que amor.
Os antigos gregos usavam quatro palavras para o termo amor
  Strong Esse tipo de amor o amor que se manifesta em famlia o amor do sangue, o amor do parentesco.
  Heros - Atrao sexual que uma pessoa tem por outra do sexo oposto. Nos dias atuais conhecido como rolar a qumica. A princpio esse tipo de amor que surge na relao.  tambm conhecido como paixo. Todavia necessrio entender que o heros se limita ao corpo, por isso, ele passageiro. Para um relacionamento entre homem e mulher durar, precisar da gape, que falaremos mais tarde.
  Fileo Amizade sem compromisso. O amor das relaes comerciais que promove o intercmbio. Esse tipo de amor se limita ao exterior e se acaba quando uma das partes no cumpre o seu papel na relao do dia a dia.
  gape Para Planto filsofo grego, gape era uma espcie de sentimento que levava o individuo a negar a sua vontade para abraar a vontade de outro, mesmo contrariando a sua vontade. Para Ele era o amor sacrificial, um amor que s o divino podia produzir. Esse tipo de amor recebeu o titulo de platnico em homenagem a Plato.

III PRUDNCIA, O EQUILIBRIO CERTO.
1 Prudncia, virtude que nos torna temperantes
A prudncia uma virtude que nos leva a evitar o erro, ainda que isso no seja possvel, o mximo que podemos. A prudncia leva cautela no agir, no falar, no fazer. A prudncia leva a obedincia e no a rebeldia. Temos o impulso do espirito, temos o amor de Deus que nos estimula a trabalhar na obra do mestre, mas temos tambm a prudncia que nos leva a entender que temos lideres constitudos por Deus a quem devemos obedincia e honra.
2 O Espirito Santo no traz confuso, e sim, prudncia.
Nos ltimos dias, tem se levantado alguns ranchos de profetas equivocados por falta de conhecimento da palavra de Deus. Dizendo-se que esto impulsionados pelo Espirito de Deus, agem sem prudncia, desobedecendo as suas lideranas. H aqueles que so mais ousados, chegando a botar o p no canto da parede e falarem: eu obedeo a Deus e no ao homem.
Tenhamos cuidado porque ningum trabalha s no reino do Messias. Todos ns temos uma liderana. princpio universal. Voc j nasce subordinado a algum, que so teus pais, e a quem Deus te ordena honr-los. Estes so teus primeiros lderes, em seguida voc ira a escola, aonde encontrar diretores, supervisores, professores, etc.; esses so teus novos lderes, em fim enquanto voc viver sempre ter lderes.
Se foi Deus quem institui o princpio de liderana como ele mesmo infringiria o que mandou fazer? Tome cuidado para no ser comparado a um feiticeiro como foi Saul e depois por no ouvir a voz de Deus uniu-se a feitiaria. (1Samuel 15.23;28.1-25)
Entenda, voc recebeu o impulso do Espirito para fazer a obra de Deus com prudncia que te leva obedincia. Dessa forma, seremos imunes ao pecado e cresceremos debaixo de uma cobertura que liberar a uno de Deus para nossas vidas, e certamente serviremos com excelncia.
Esses trs elementos poder, amor, e prudncia, se forem explorados e colocados em pratica nos levar a conquista dos nossos alvos e territrios causando um impacto no reino das trevas e um crescimento sem medida no Reino de Deus.


Pr. Edmilson
pr.edimilson_poderoso@hotmail.com

Mensagens Anteriores